Sermão para pregar no culto da vitória – Congregação do Areão/Taubaté: 23/10/2024.

 



Portanto, humilhem-se sob o grande poder de Deus e, no tempo certo, ele os exaltará. Entreguem-lhe todas as suas ansiedades, pois ele cuida de vocês. (IPe 5.6-7NVT).

Vivemos em um mundo de incertezas e angustias, onde muitas pessoas não sabem o que fazer ou a quem recorrer. Ao buscar soluções para os seus problemas, o homem, muitas vezes, comete suicídio, tornam-se dependentes de drogas e calmantes e não consegue superar as suas angústias. Isso não é uma realidade somente em nossa época, o ser-humano sempre viveu e vive cercado de situações que desenvolvem nele, estes sentimos. O hinário do povo de Israel revela orações de pessoas que estavam vivenciando esta realidade:

Por favor, Deus, livra-me! Vem depressa, Senhor, e ajuda-me!
Sejam envergonhados e humilhados os que procuram me matar. Voltem atrás em desonra os que se alegram com a minha desgraça. Recuem horrorizados com a própria vergonha,
pois disseram: “Ah! Agora o pegamos!”. Alegrem-se e exultem, porém, todos que te buscam. Todos que amam tua salvação, digam sempre: “Deus é grande!”. Quanto a mim, pobre e aflito, vem depressa me socorrer, ó Deus. Tu és meu auxílio e minha salvação; ó Senhor, não te demores! (Salmo 70).

 

Senhor, ouve minha oração, escuta minha súplica! Não escondas de mim o rosto na hora de minha aflição. Inclina-te para ouvir e responde-me depressa quando clamo a ti. Pois meus dias somem como fumaça; como brasas ardentes, meus ossos queimam. Meu coração está esgotado, secou-se como capim; até perdi o apetite. Por causa de minha ansiedade, não passo de pele e osso. Sou como a coruja no deserto, como a pequena coruja num lugar desolado. Não consigo dormir; sou como o pássaro solitário no telhado. Todos os dias meus inimigos me insultam; zombam de mim e me amaldiçoam. As cinzas são meu alimento, e as lágrimas se misturam com minha bebida, 10 por causa de tua ira e de tua fúria, pois me levantaste e depois me lançaste fora. 11 Minha vida passa rápido, como as sombras que se vão; vou murchando, como o capim (Salmos 102 NVT).

Pedro, ao escrever a cristãos que enfrentavam problemas e perseguições e sabedor de que isto lhes causava tamanha ANSIEDADE/Aflição, recomenda-lhes como deviam agir em meio às circunstâncias que enfrentavam.

1.    Deviam manter uma atitude humilde diante da providência de Deus Portanto, humilhem-se sob o grande poder de Deus e, no tempo certo, ele os exaltará. 

Providência: prever ou providenciar para o futuro.

Em tempos de incertezas, muitas vezes não conseguimos enxergar a providência de Deus. Nós vivemos uma constante luta contra o tempo, queremos na maioria das vezes tomar a direção das coisas:  Sarai, mulher de Abrão, não havia conseguido lhe dar filhos. Tinha, porém, uma serva egípcia chamada Hagar. Sarai disse a Abrão: “O Senhor me impediu de ter filhos. Vá e deite-se com minha serva. Talvez, por meio dela, eu consiga ter uma família [...] (Gn 16. 1-2). Havia se passado dez anos/passaria a idade de gerar filhos. Não importa quanto tempo você está esperando a providência de Deus, no tempo certo Ele irá agir.

2.    Deviam registrar seus sentimentos perante Deus                Entreguem-lhe todas as suas ansiedades, pois ele cuida de vocês. 

Existe um lugar em que podemos arremessar as nossas inseguranças e angustias e isto pode ser feito em todo momento.

“Lançando” (ideia de arremessar): Aoristo Tempo indeterminado. “Sobre”: Ideia de lugar.

“Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta” (Sl 38.9 ARA). Davi não perde a esperança, sabia que a misericórdia de Deus perdura para sempre.

Se não queremos ser controlados pela ansiedade, precisamos nos entregar completamente nas mãos de Deus, tendo a certeza que ele está empenhado em favor de cada crente: Entregue seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele o ajudará” (37.5 NVT).

3.    Deviam deixar tudo aos seus cuidados [...]pois ele cuida de vocês”. (7b)

Isto envolve a entrega positiva e confiante de si e dos problemas a Deus: “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?’. Essas coisas ocupam o pensamento dos pagãos, mas seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam (Mt 6.31-32 NVT). Precisamos entender que Deus espera a nossa entrega a ele e não somente os nossos problemas.

 

 

Referências:

 

BRUCE, F.F Comentário Bíblico Bruce Antigo e Novo Testamento. 2°ed. São Paulo: Editora Vida, 2012.

CARSON, D.A Comentário Bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2009.

HARRISON, E.F Comentário Bíblico Moody. 2°ed – São Paulo: Batista Regular do Brasil, 2017.

WIERSB, VOL 5. Comentário Bíblico

Bíblias ACF,NVI,NVT

HARRISON F. Everett. Comentário Bíblico MOODY:Volume 2 – 2ed – São Paulo: Batista Regular do Brasil, 2017.

PLANTANDO SEMENTES : Banco Inter: Fábio dos Santos Barbosa                                                        Chave pix:  relacionarlivraria@gmail.com  ou CNPJ 53.937.472/0001-31

 

Comentários

Postagens mais visitadas