O PESO DA CONFISSÃO NO CAMINHAR COM JESUS.

 


TEMA: E ELE LHES DISSE: PORÉM VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU? (Mc 8.29).

Jesus e seus discípulos deixaram a Galileia e foram para os povoados perto de Cesareia de Filipe. Enquanto caminhavam, Jesus lhes perguntou: “Quem as pessoas dizem que eu sou?”. Eles responderam: “Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias ou um dos profetas”. “E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “O senhor é o Cristo!”. Mas Jesus os advertiu de que não falassem a ninguém a seu respeito. Então Jesus começou a lhes ensinar que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes do povo, pelos principais sacerdotes e pelos mestres da lei. Seria morto, mas três dias depois ressuscitaria (Mc 8.27-31 ACF).

O peso da confissão no caminhar com Jesus

Em nossa caminhada cristã, somos desafiados pelas palavras de Jesus que soam sempre em nossos ouvidos. Precisamos nos cuidar para que não saiamos dos planos do mestre. Jesus decidiu contar conosco e pra obtermos sucesso nesta caminhada precisamos ouvir a sua voz. Jesus faz muitas coisas juntamente conosco e através de nós. Quando Jesus decidi partir a caminho de Jerusalém, ele decidi descobrir os segredos no coração de seus discípulos para que ao fazer isso possa leva-los à uma compreensão correta do preço do discipulado. A pergunta de Jesus não tinha apenas uma implicação Teológica, mas, envolvia questões práticas:

1.    Que a nossa visão da vida não pode ser a do mundo

Jesus e seus discípulos deixaram a Galileia e foram para os povoados perto de Cesareia de Filipe. Enquanto caminhavam, Jesus lhes perguntou: “Quem as pessoas dizem que eu sou?”. Eles responderam: “Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias ou um dos profetas” (Mc 8.27 NVT).

A forma como enxergamos a pessoa de JESUS não pode ser comparada à maneira que o mundo vê. O Jesus do mundo não é o Jesus da igreja. O Jesus do mundo é como um GÊNIO DA LAMPADA, ELE É UM GRANDE MESTRE, UM GRANDE LÍDER, todos estes predicativos que não leva seus admiradores a uma nova postura na ALMA, não os leva a mudar a FORMA e toda opinião  que não nos leva à transformação em Cristo são meras opiniões vazias sobre ELE, elas não mudam nem mesmo a própria pessoa. Veja que JESUS parece não se preocupar muito com a OPINIÃO dos outros em relação à Ele “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus [...] (Jo 1.11 NAA). Precisamos observar qual tem sido a nossa postura em relação à pessoa de Jesus? Será que a nossa resposta reflete uma vida distante dEle? Admiramos sua pessoa, nos empolgamos com o que ouvimos sobre Ele mas só podemos dizer algo superficial sobre sua pessoa. Corremos o risco de caminhar com Jesus e não o conhece-lo

Filipe disse: “Senhor, mostre-nos o Pai, e ficaremos satisfeitos”. Jesus respondeu: “Filipe, estive com vocês todo esse tempo e você ainda não sabe quem eu sou? Quem me vê, vê o Pai! Então por que me pede para mostrar o Pai? Você não crê que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu digo não são minhas, mas de meu Pai, que permanece em mim e realiza suas obras por meu intermédio (Jo 14. 8-10 NVT).

2.    Que confessar Jesus implica em uma nova maneira de viver

“E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “O senhor é o Cristo!”. Mas Jesus os advertiu de que não falassem a ninguém a seu respeito (Jo 8.29 NVT).

Só poderemos seguir a Jornada com Jesus se estivermos dispostos a viver as implicações da confissão que fazemos. Parece-nos que mesmo com a devoção que tinham com Jesus, os discípulos continuavam ignorando a relação entre a CRUZ e a COROA. “A FILOSOFIA QUE SE ESCOLHE DETERMINA A FORMA DE VIVER E DE SERVIR” (p.177). Decidimos AMAR Jesus em detrimento do mundo, entendemos que o mundo passa e os que seguem com Jesus permanece “E este mundo passa, e com ele tudo que as pessoas tanto desejam. Mas quem faz o que agrada a Deus vive para sempre (1 Jo 2.15 NVT).

3.    E que devemos nos manter focados em suas palavras

Nossa confissão na jornada precisa sempre estar alinhada às palavras de Jesus. Quando Pedro faz a confissão Jesus logo trata de orienta-los ao caminho correto. Era por este caminho que eles precisavam trilhar: as palavras de Jesus! “Então Jesus começou a lhes ensinar que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes do povo, pelos principais sacerdotes e pelos mestres da lei. Seria morto, mas três dias depois ressuscitaria (Mc 8.31 NVT). Quando ouvirmos de um Evangelho que nos agrada, de um evangelho sem renúncia, sem perdão, sem Novo Nascimento, sem volta de Cristo! É preciso ouvir a Jesus: “Não deixem que ninguém os engane, pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o Cristo', e enganarão muitos (Mt 24. 4-5 NVT).  Inclusive ouvir ele atesta que somos suas ovelhas: As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão” (Jo 10.27 NVI). A jornada pode ser difícil, estamos sofrendo o peso da vida, mas não se esqueça de tudo que Jesus falou.

BRUCE, F.F Comentário Bíblico Bruce Antigo e Novo Testamento. 2°ed. São Paulo: Editora Vida, 2012.

CARSON, D.A Comentário Bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2009.

HARRISON, E.F Comentário Bíblico Moody. 2°ed – São Paulo: Batista Regular do Brasil, 2017.

WIERSB, VOL 5. Comentário Bíblico

Bíblias ACF,NVI,NVT

Comentários

Postagens mais visitadas