Tema: Mulheres na batalha vencendo através da oração

 

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos (Efésios 6.18 NVI).

Viver não é fácil! A vida é um caminho de desafios e batalhas a serem enfrentadas, em alguns momentos vencemos, em alguns momentos perdemos, em outros estamos empatados e assim vamos trilhando a nossa jornada. Como mulheres, vocês enfrentam todos os dias o desafio de conseguir dar conta de uma porção de coisas ao mesmo tempo: Da casa, dos filhos, do marido...  e também de seu relacionamento com Jesus Cristo. Nos encontramos constantemente em um CONFRONTO. Paulo nos mostra nestes versículos que nos encontramos num confronto direto e que, portanto, não somos apenas expectadores de um jogo (Wiersbe, p 74). Viver um caminho de sucesso e vitórias é sempre uma meta a ser perseguida e, como servas e servos de Jesus não podemos desistir no meio do caminho, ou abandonar a posição no meio da batalha.

1.    É preciso se manter unidas!

 “Uma palavra final: Sejam fortes no Senhor e em seu grande poder. Vistam toda a armadura de Deus, para que possam permanecer firmes contra as estratégias do diabo (6. 10,11NVT).

Paulo ao escrever este final de carta, escolhe reformular sua mensagem na forma de um discurso de guerra, ele se dirige a toda a igreja como um corpo e como um exército, e não como santos individuais. Ele sabe que soldados solitários são pegos facilmente!  Acredito que aqui já temos uma lição para nossa GERAÇÃO, somos chamados a batalharmos juntos! A gente não se une só no congresso, não pegamos firme somente nestes dias, NÃO! É preciso que sejamos FORTALECIDOS NO SENHOR. O interesse de Deus parece ser que todas vocês saiam daqui CHEIAS DE DEUS. O sentimento precisa ser de nós viemos buscar e não que EU vim buscar, nós precisamos NOS ENCHER. A batalha é FORÇADA mas, Deus nos deu um EXÉRCITO e um CORPO para fazer parte.

2.    É preciso se manter na posição!

 11 Vistam toda a armadura de Deus, para que possam permanecer firmes contra as estratégias do diabo.12 Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais. 13 Portanto, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir ao inimigo no tempo do mal. Então, depois da batalha, vocês continuarão de pé e firmes.  Assim, mantenham sua posição, colocando o cinto da verdade e a couraça da justiça (6. 11-14).

Veja que, o tipo de batalha que Paulo apresenta não está preparando soldados para um movimento de ataque, a lança dupla, arma de ataque do soldado romano está faltando. O objetivo do apóstolo é preparar o grande exército para MANTEREM UMA POSIÇÃO FORTIFICADA! Essa posição é a nossa UNIÃO COM CRISTO

“que, embora estivéssemos mortos por causa de nossos pecados, ele nos deu vida juntamente com Cristo. É pela graça que vocês são salvos! Pois ele nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar com ele nos domínios celestiais, porque agora estamos em Cristo Jesus” (Ef 2. 5-6).

O diabo tem um LIVRO DE RECEITAS para nos tirar da posição, o conteúdo do seu prato predileto é: Desobediência Assim, eu lhes digo com a autoridade do Senhor: não vivam mais como os gentios, levados por pensamentos vazios e inúteis (4.17 NVT); Pensamento deturbado A mente deles está mergulhada na escuridão. Andam sem rumo, alienados da vida que Deus dá, pois são ignorantes e endureceram o coração para ele (4.18NVT); Falsidade Portanto, abandonem a mentira e digam a verdade a seu próximo, pois somos todos parte do mesmo corpo (4.25NVT). No entanto, Deus nos concedeu a armadura necessária para mantermos a posição: Temos um avental de couro: colocado abaixo da armadura ´para firmar a roupa Assim, mantenham sua posição, colocando o cinto da verdade e a couraça da justiça. NVT (6.18); Temos um sapato: o calçado provê a preparação ou prontidão para a batalha:  e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz (6:14NVT), (O que os soldados precisam numa batalha pesada é de uma pegada firme provida pelos pregos que atravessam a sola, assim que as linhas de frente não sejam escorraçadas e empurradas de volta pelo ataque inimigo). A compreensão espiritual do evangelho nos dará essa pisada firme; Temos como que um protetor solar:  Em todas as situações, levantem o escudo da fé, para deter as flechas de fogo do maligno (6.16 NVT) Existe uma chuva de ataques do inimigo que incluem tentações ao medo, à amargura, ira, divisão mas, Deus nos concedeu condições de enfrentarmos esse ataque com a FÉ (O apegar-se propositada e positivamente ao Deus revelado no evangelho), essa dependência do Senhor vai apagar/frustrar as tentativas do inimigo de prejudicar e espalhar o medo.

3.    É preciso estar de olho e em oração!

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos (Efésios 6.18 NVI).

A vigilância e a oração são os elementos que estão associados a todas as partes do look de batalha que temos que enfrentar. Toda compreensão desta dinâmica da armadura sem oração será um esqueleto morto. Todas as partes da armadura devem ser usados em conexão com a oração Nunca deixem de orar (I Ts 5.17NVT); Dediquem-se à oração com a mente alerta e o coração agradecido (Cl 4.2 NVT). ORAR NÃO É INSISTIR PARA QUE A VONTADE DO HOMEM SEJA FEITA NO CÉU, MAS SIM PARA QUE A VONTADE DE DEUS SEJA FEITA NA TERRA (Robert Law/ Wierbe, p. 77). A oração é o Wi.Fi ligado para manter a consexão com o quartel-general. Quando você estiver feito tudo, continue a orar, quando sentir que não dá mais, continue a orar, se a amargura tomou conta da sua alma, continue a orar, se o desânimo bateu na sua porta, continue a orar

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus (Fp 4:6,7)


 

 

Referências:

BRUCE, F.F Comentário Bíblico Bruce Antigo e Novo Testamento. 2°ed. São Paulo: Editora Vida, 2012.

CARSON, D.A Comentário Bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2009.

HARRISON, E.F Comentário Bíblico Moody. 2°ed – São Paulo: Batista Regular do Brasil, 2017.

WIERSB, VOL 5. Comentário Bíblico

Bíblias ACF,NVI,NVT

 

 

 

 

PLANTANDO SEMENTES : Banco Inter: Fábio dos Santos Barbosa                                                                                                      Chave pix:  relacionarlivraria@gmail.com  ou CNPJ 53.937.472/0001-31

 

Comentários

Postagens mais visitadas