Aprendendo a vencer os conflitos do século XXI com as mulheres da bíblia (parte II).

Vencedor Da Medalha De Ouro, Natação
(Série em comemoração ao Mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher)
Débora (abelha). Dircernindo a vontade de Deus em meio aos conflitos de valores.
http://hotmart.net.br/show.html?a=B3509418M
Em nossa série continuaremos a aprender algumas lições com as mulheres da bíblia que com certeza tem muito a nos ensinar. Em todas as épocas os conflitos surgem e como sempre, Deus conta com pessoas para vencê-los. Em nosso tempo Deus tem usado muitas mulheres para sua glória e continuará usando. Próprio Dia Internacional da Mulher é lembrado como o dia em que mulheres foram defender a sua causa e 130 delas foram mortas dentro de uma fábrica. Estavam por defender a causa de um grupo que era desrespeitadas e escravizadas. Talvez essa não seja a nossa causa, mas muitas existem que precisam ser vencidas e é porque conflitos existem que queremos descobrir os princípios que essas mulheres da bíblia agarraram.https://go.hotmart.com/X5583132W
O momento em que Débora estava vivendo era muito complicado. O choque com as nações vizinhas e inimigas causava muita dor e tristeza no povo. Os valores se conflitavam e constantemente o povo de Deus se afastava dele e eles eram oprimidos pelo inimigo. Quando clamavam ao Senhor( Jz 4:3 ), Ele  enviava-lhes um Juiz para que pudessem livrá-los.

É nesse contexto de incerteza, de falta de direção e de liderança que aparece Débora. Quando o povo clamou a Deus (4:3) ele já tinha alguém preparado para aquele momento.
Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo (Jz 4:4,5).http://hotmart.net.br/show.html?a=S3448550H
Débora é reconhecida por sua qualidade (4:4,5).
Pelo que lemos nos versículos (4,5) o povo reconhecia que Débora era capacitada por Deus para julgar as suas causas. O povo vinha até ela para terem suas causas julgadas. Esses juízes eram líderes militares e civis. julgar causas é sempre muito difícil, pois há a necessidade de se avaliar os pós e contra. Saber discernir entre a verdade e a mentira, entre o certo e o errado, entre aquilo que é ficção e o que é realidade. Deus havia capacitado Débora para isso. O povo vivia sem direção e acabavam por se perderem no caminho, quando subiam a Ela era para retornar com uma direção da parte de Deus para a sua vida.
Nosso tempo também é um tempo de dificuldades nessas áreas, o povo está sem direção, não conseguem discernir entre o certo e o errado e precisam de pessoas que possam orientá-los. As mulheres vivem cercadas de conflitos em sua vida, tendo que fazer escolhas de carreiras, casamento, filhos, posição...e muitas se encontram perdidas em busca de uma Débora para a sua vida.
Deus deseja capacitar você para responder aos desafios de nosso tempo. Se você cooperar com ele nisso Deus lhe enviará pessoas que precisam encontrar direção para sua vida.
Débora profetisa de seu tempo (4:6).
Como profetisa Débora mandou chamar o responsável pela batalha para lhes lembrar a mensagem do Senhor. Sua função aqui era tirar Baraque (comandante do exército) de sua hesitação que provavelmente vinha das forças mui superiores do inimigo.
Deus deseja capacitar mulheres em sua palavra, para que tragam à memória a sua vontade àqueles que podem mudar o rumo das coisas, mas, que não estão fazendo.
Deus que usar a sua vida para dizer para as pessoas que a vida que elas estão vivendo não é o ideal de Deus. Escravizadas pela beleza, pelas opiniões dos outros e por sua própria visão errada de si mesma. Olhe à sua volta e verá quantas mulheres estão vivendo nessa situação. Não conseguem se amarem, porque acreditam que devem ser da maneira que a televisão mostra em suas novelas, que se não tiverem um bom emprego, ou um belo corpo não merecem ser felizes. Tudo isso é mentira do Diabo e nós precisamos mostrar à elas que a biblia diz o contrário "assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo...e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo...para louvor da glória de sua graça" (Ef 1:4-6).  Você é capaz de se colocar nessa posição hoje?
Débora. Mulher que transmiti a presença de Deus e inspiração (4:8).
Enfrentarmos os conflitos sozinhos é sempre mais difícil e quando encontramos alguém em quem podemos confiar isso nos transmiti mais confiança.
Foi o caso de Baraque, mesmo sendo o chefe do exército. Ele enxergou em Débora a presença de Deus e inspiração para a batalha, por isso, exigiu que fosse com ele no campo de batalha. Quantas pessoas estão nessa mesma situação de Baraque, precisando encontrar alguém que lhe transmita segurança, em que vejam a presença de Deus na vida e que lhe tragam inspiração para viver.
Essas pessoas precisarão continuar lutando, mas só o farão se encontrarem uma Débora em sua vida. Elas verão a presença de Deus em sua vida e terão inspiração para continuar a luta.
Se você permitir que Deus faça isso através da sua vida, a vitória virá e você cantará junto com os vencedores "bendizei ao Senhor" (5:1).    

Comentários

Postagens mais visitadas