Aprendendo a vencer os conflitos do séc XXI com as mulheres da bíblia (Parte III).


Mulher, Menina, Liberdade, Feliz, Sol
Ana (Graça). Encontrando o caminho da Graça em um mundo sem graça.
Podemos aprender com a lição de vida de mais uma mulher da bíblia, Ana. Seu nome é muito sugestivo para a sua história =graça. Ana enfrentava um dilema para o seu tempo, ela tinha uma história difícil que a impedia de viver feliz. Seu problema não era com os outros, com o marido, com sua condição financeira. Era muito mais difícil, seu problema era consigo mesma. Deus havia imposto uma dificuldade (ISm 1:6) na qual só Deus poderia resolver, Ela era estéril (para a sua época a mulher com filhos era abençoada e bem vista, ao contrário acontecia com a mulher que não tinha filhos).
A vida de Ana é o retrato de muita gente no século XXI, cercada de amigos, família, mas não consegue viver a vida abundante de Jesus porque está presa em seus conflitos interiores.
O conflito que Ana enfrentava havia feito duas coisas nela:https://go.hotmart.com/X5583132W
1. Se ver como uma mulher atribulada (ISm 1:15). O conflito que Ana enfrentava havia transformado a sua auto-imagem, ela não se via mais como Ana mais sim como uma mulher atribulada, essa era a referência que ela tinha de si mesma. Ainda havia os inimigos externos ao seu problema, Penina que a provocava excessivamente (ISm 1:6) e Elcana que acreditava poder resolver o seu problema lhe presentiando, o que gerava mais problema ainda.
Nosso século é assim. Somos todos os dias pressionados a ser aquilo que não somos. Muitas vezes focamos tanto em nosso problema que Ele passa a ser a gente. Eu me olho no espelho e não me vejo mais, eu vejo o problema, passo então a me chamar de "mulher atribulada" e não de Ana. Vamos com isso, perdendo a nossa identidade própria, a nossa autoestima e isso vai corroendo a gente por dentro e se não for tratado nos levará ao fracasso.
Em um mundo que parece dizer que quanto mais se consome mais feliz se fica, muitos querem fingir que o outro não tem um problema, porque é mais fácil dar presente do que sarar a ferida. Era o caso de Elcana, ele acreditava que podia substituir uma coisa pela outra "A Ana dava porção dupla"(v.5), "[...] Não te sou melhor que dez filhos?" (v.8). Transportando para nossos dias seria como dizer "estou estressada, preciso fazer umas compras" isso é um jargão muito usado em novelas e filmes e que as mulheres pegam como verdade. Mas essas coisas não te ajudam a vencer o conflito mas sim, escondê-lo por um certo tempo.
2. Uma mulher excessivamente ansiosa (v.16). Esse conflito interior transformou Ana em uma mulher "excessivamente ansiosa". Ansiedade é Angustia, incerteza aflitiva. Ana era isso, ela era controlada pela angustia, pela incerteza. A bíblia diz que "A ansiedade no coração do homem o abate" (Pv 12:25). Quando nos sentimos assim, não conseguimos nos relacionar bem com Deus, conosco e com os outros. Lembra-se de Marta? Ela não pôde aproveitar a presença de Jesus porque era ansiosa.http://hotmart.net.br/show.html?a=S3448550H
Porém. Ana encontrou o caminho "levantou-se Ana e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente" (1:10).
Ana sabia que seu problema era somente Deus quem podia solucionar.
      Ela não ficou mais parada, ela partiu pra ação. "levantou-se...orou ao Senhor"(v.10). Ela correu ao encontro da Graça "O Senhor é...refúgio nas horas de tribulação (Sl 9:9). "Socorro bem presente nas tribulações" (Sl 46:1). "que nos consola em todas as nossas tribulações" (2Co 1:4).
      Ela fez um voto: "se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha" (v.11). Muitas vezes queremos de Deus mas não apresentamos nada a Ele. Ana disse que "se" o Senhor fizesse ela faria... Pode ser que o que você está enfrentando é para que você assuma uma posição com Deus. O texto diz que foi Deus quem "cerrou a madre de Ana" (v.6). Isso significa dizer que Ele tinha um propósito e esse propósito foi cumprido quando Ana assumiu um propósito com Deus "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscares de todo o vosso coração" (Jr 29:13).
Balões, Celebração, Menina, Feliz, Andar
      Isso transformou o semblante de Ana [...]e o seu semblante já não era triste" (v.18). Ela encontrou Graça em Deus mesmo sem ter o seu desejo realizado.
      "Assim a mulher se foi seu caminho" (v.18). Ana após orar voltou para sua casa, para sua vida e com seus problemas, mas com uma diferença Deus havia mudado algo nela. O caminho da Graça de Deus é diferente, ele nos faz voltar pro lugar da onde saímos, deixa as pessoas difíceis na nossa vida, mas transforma algo dentro de nós "lembrando-se dela o Senhor" (v.19).
      Ela recebeu Graça. "ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a quem chamou Samuel, pois dizia: Do Senhor o pedi" (v.20). O caminho com Deus é um caminho de fé, não vemos mas cremos.


Você pode estar nesse dilema, mas Jesus quer lhe mostrar o caminho da vida que vale a pena. Ele Ti ofereçe vida abundante (Jo 10:10). Faça como Ana, recorra ao Senhor Jesus "lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós" (I Pe 5:7). 

Comentários

Postagens mais visitadas