Qual é o Propósito?

Dardos, Dardo, Esportes, Concorrência

Rm 8.28,29
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”
“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”

Vivemos um tempo de muita confusão de conceitos e ideias, estamos como que perdidos sem entender para qual lado seguir. Procuramos conhecer de tudo e cada vez mais nos conhecemos menos. Só em imaginar sobre a ideia de qual é o meu propósito já começa me dar suadeira, eu entro em paranoia, fico em crise existencial!!!
Como jovens nós corremos para realizar os nossos sonhos!  Damos todo o nosso gás! Investimos o máximo de nosso potencial, mas muitas vezes quando nos percebemos simplesmente estamos FRUSTRADOS! Nos perdemos no MAR das solidões/ opções da vida.
O nosso grande problema é que estabelecemos os nossos propósitos dissociado do propósito de Deus.
Confundimos um propósito com metas (aonde?) e objetivos (para quê?). Achamos que ao atingirmos nossas metas e objetivos realizamos o nosso propósito. Por que então no final não nos encontramos satisfeitos?
A resposta pode ser encontrada no texto em questão: Rm 8.28,29.
*A vontade de Deus a ser efetuada em nossa vida.
*Nos é assegurada que “essa vontade está sendo trabalhada na nossa vida através da intercessão do Espírito”.
*O bem ao qual todas as coisas contribuem está relacionado com o PROPÓSITO ao qual fomos chamados: CONFORMIDADE À SEMELHANÇA(imagem) DE CRISTO.
O PROPÓSITO TEM SEU LADO ONTOLÓGICO(investiga a natureza da realidade e da existência) e EXISTÊNCIAL.
EXISTÊNCIAL: ONTOLÓGICO
Aquilo a que dedicar a vida                                           Finalidade e Razão que
O que dá sentido aos dias                                             algo existe.
Onde investir os recursos?
 Qual é então a resposta para a nossa pergunta? Não sei! Acho que podemos arriscar a partir das Escrituras Sagradas.
O propósito está relacionado com a MOTIVAÇÃO(impulso) pela qual se busca um objetivo (finalidade). Por quê? (me leva a buscar algumas coisas em detrimento de outras).
O propósito deve ser visto como “algo que você constrói”. Deus com sua atividade salvadora faz com que todos os aspectos de nossa vida contribua para essa meta “e aos que chamou, a esses também justificou” (v.30).
A vida então já não é mais uma longa série de acontecimentos sem sentido ou uma sucessão de atos determinados pelo destino “todos os acontecimentos da vida cooperam para o bem”
E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2Co 3.18).
Dardos, O Propósito Do, Precisão

O QUE FAZER ENTÃO?
Devemos como cristãos, encontrar os fundamentos para o desenvolvimento de uma vida com significados. Isso é viver com propósitos do ponto de vista cristão.
A questão não é o que você faz, mas sim como você faz o que faz “e nos predestinou...para louvor e glória da sua graça[...] (Ef 1.5.6).
Viver não é simplesmente RESPIRAR. Existe um jeito certo de viver e é de acordo com a vontade de Deus. VOCÊ FOI DESENHADO POR DEUS “imagem e semelhança” (Gn 1.26,27).
Só conseguimos viver uma vida com propósitos nas experiências de cada vez. Reconhecendo a nossa identidade mais profunda (imago Dei).
DEUS DEVE SER O FUNDAMENTO PESSOAL DE CADA MOMENTO E JESUS, A EXPRESSÃO DESSA REALIDADE.

VAMOS DIRETO AO PONTO! Quando falamos de propósito estamos na verdade pensando mais em VOCAÇÃO: Dizemos que vocação é chamado, mas podemos defini-la como “UM QUE FAZER”.
Onde estou motivado a servir ?
Existem áreas específicas onde atuamos e nos sentimos realizados e produtivos. É o lugar onde está a pessoa certa no lugar certo.
Em Atos 6.1-4 os apóstolos estavam atuando no lugar errado.
Existem áreas específicas com a qual cada um de nós nos importamos mais do que outras devido a influência de Deus.

Podemos seguir alguns passos para descobrir nossa área. Comece se perguntando:
O que mais você gostaria de fazer, tendo a certeza que não falharia?
O que outros diriam ser o seu maior interesse?
Que assunto o leva a conversar até tarde da noite?
O que você mais gostaria de fazer em prol de outros?

Deus investiu em você sua graça e misericórdia de modo que você abençoe outras pessoas. A parte do trabalho que Deus queria que você fizesse ficará inacabada. Nenhum de nós tem o direito de concluir.
Deus está mais desejoso de mostrar sua vontade do que nós em conhecê-la
Segundo Ef 4.1-7 somos chamados para a salvação (v.1) e para o serviço (v.7). O nosso chamado é uma ação da vontade livre de Deus. É ele quem toma a iniciativa e em sua escolha leva em conta nossas características individuais, como temperamento e personalidade (Jô 15.16; Ef 1.11).
É ele quem nos capacita e valoriza nossos talentos naturais, bem como os dons espirituais que Ele nos deu com o fim de servir II Co 3.4-6; Cl 1.27. É Deus quem nos delega autoridade (JO 12.49,50; Mt 16.19,20).
Passos para descobrir o chamado de Deus, segundo Wesley Duewel em seu livro, Deixe Deus guia-lo diariamente:
Verifique se você se entregou completamente a Deus.
Viva na plenitude do Espírito.
Seja ativo para o Senhor.
Comece qualquer preparativo de que possa precisar.
Tome providências para descobrir a vontade de Deus.
Mantenha-se atento à voz do Espírito.

Estilo pessoal
Temos dois elementos básicos quando falamos de estilo pessoal: Motivação e organização.
Motivação: Estimulado por tarefas
Organização: Estimulado ao relacionar-se com pessoas.
Isso expressa a maneira como você prefere interagir com as pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas