ELE VEIO, RESGATANDO A MENSAGEM DO NATAL (Mt 1.18-25 / Lc 1.26-33)

 


ELE VEIO, RESGATANDO A MENSAGEM DO NATAL                                     (Mt 1.18-25 / Lc 1.26-33)

Mateus(Genealogia de José)

Lucas(Genealogia de Maria)

Reinado de Herodes 37 a.c a 4.d.c (Mt 2.1)

“Naqueles dias” 6-5 d.c Augusto reinou de 27 a.c a 14 d.c; Tibério 26 ou 27 d.c (Lc 2: 1-2; 3.1)

O "problema" da data de nascimento de Jesus reside no fato de a Bíblia não especificar o dia ou o mês exato em que ele nasceu. A data de 25 de dezembro foi estabelecida séculos depois por razões simbólicas e culturais, não por precisão histórica.

Escolha simbólica da data: A data de 25 de dezembro foi escolhida pela Igreja primitiva no século IV d.C. para coincidir com o solstício de inverno no hemisfério norte e com festividades pagãs romanas, como o Dies Natalis Solis Invicti (Nascimento do Sol Invencível). Isso facilitou a conversão de pessoas que já celebravam festivais nessa época do ano, ressignificando a data para a celebração do "Sol nascente que nos veio visitar", uma metáfora para Cristo.

Estamos em um momento de significados especiais, em que celebramos o NASCIMENTO DE JESUS, um marco na história. Para nós cristãos, esse período se reveste de SENTIDO não só cultural, mas, também teológico. O nascimento de Jesus implica em questões que diz respeito àquilo que éramos e aquilo que nos tornamos e aquilo que um dia seremos. Precisamos refletir sobre esse projeto arquitetado por Deus, anunciado pelos profetas e apregoado por sua igreja ao longo dos séculos, não podemos permitir que esse período NATALINO obscureça a mensagem que devemos  ANUNCIAR! ELE VEIO! Deus está entre nós “Vejam! A virgem ficará grávida! Ela dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel, que significa 'Deus conosco" (Mt 1.23) e o que o profeta predisse  “Por isso, o Senhor mesmo lhes dará um sinal. Vejam! A virgem ficará grávida! Ela dará à luz um filho e o chamará de Emanuel” (Is 7.14) se cumpriu.

1ºDomingo

Ele é o “messias”

Mateus procura apresentar JESUS como o messias predito pelo V.T. O Cristo=Mashiach=messias, significa o “Ungido” demonstrando a unção de Reis, sacerdotes e profetas para o ministério que Deus os chamaria.

Em Mateus 16. 16,17 temos a confissão de Pedro: “Tú és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

E a confirmação de Jesus ¹ Simão Pedro respondeu: "O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo!". ¹ Jesus disse: "Que grande privilégio você teve, Simão, filho de João! Foi meu Pai no céu quem lhe revelou isso. Nenhum ser humano saberia por si só (Mateus 16:16,17).

Embora Jesus evitasse o termo, por causa de sua conotação de liderança política e militar “Muitos estavam possuídos por demônios, que saíam gritando: “Você é o Filho de Deus!”. Jesus, no entanto, os repreendia e não permitia que falassem, pois sabiam que ele era o Cristo” (Lc.4.41nvt). “ ³ Jesus, porém, permaneceu calado. O sumo sacerdote lhe disse: "Exijo em nome do Deus vivo que nos diga se é o Cristo, o Filho de Deus". ⁶⁴ Jesus respondeu: "É como você diz. Eu lhes digo que, no futuro, verão o Filho do Homem sentado à direita do Deus Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu” (Mt 26.63-64nvt). Em Samaria identificou-se como Messias “A mulher disse: “Eu sei que o Messias (aquele que é chamado Cristo) virá. Quando vier, ele nos explicará tudo”. Então Jesus lhe disse: “Sou eu, o que fala com você!” (Jo 4.25-26nvt). Esse título se tornou realmente um nome de Jesus, ele é Jesus Cristo (Jesus o messias).

Ele é o “Rei Prometido”

A sua missão consisti em trazer o Reino de Deus até os homens. Esse reino haveria de vir em poder espiritual, antes de vir em glória. De Lc 1.26-33 percebemos a ação de Deus na provisão da salvação:

² No sexto mês da gestação de Isabel, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, uma cidade da Galileia, ² a uma virgem de nome Maria. Ela estava prometida em casamento a um homem chamado José, descendente do rei Davi. ² Gabriel apareceu a ela e lhe disse: "Alegre-se, mulher favorecida! O Senhor está com você!". ² Confusa, Maria tentou imaginar o que o anjo quis dizer. ³ "Não tenha medo, Maria", disse o anjo, "pois você encontrou favor diante de Deus. ³¹ Ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Jesus. ³² Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu antepassado Davi, ³³ e ele reinará sobre Israel para sempre; seu reino jamais terá fim!" (Lucas 1:26-33nvt).

·         O anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus (v.26);

·         E Deus achou graça (v.30) em Maria. O que dela iria nascer receberia o nome de JESUS “Jeová é a Salvador”;

·         A história agora é considerada como “âmbito da atividade redentiva de Deus”, “Ele reinará para sempre” (v.33);

·         Deus decidiu estar entre nós “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão EMANUEL, que significa “Deus conosco” (primeira citação do V.T em Mt/ Is 7.14);

·         Lucas ( 4.14-20)  indica o que Deus começou a fazer na história  

  Então Jesus, cheio do poder do Espírito, voltou para a Galileia. Relatos a seu respeito se espalharam rapidamente por toda a região. Ele ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam. Quando Jesus chegou a Nazaré, cidade de sua infância, foi à sinagoga no sábado, como de costume, e se levantou para ler as Escrituras. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías, e ele o abriu e encontrou o lugar onde estava escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para trazer as boas-novas aos pobres. Ele me enviou para anunciar que os cativos serão soltos, os cegos verão, os oprimidos serão libertos, e que é chegado o tempo do favor do Senhor”. Jesus fechou o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se. Todos na sinagoga o olhavam atentamente. Então ele começou a dizer: “Hoje se cumpriram as Escrituras que vocês acabaram de ouvir” (Lc 4.14-20nvt).

·         Jesus aplica essa passagem a si mesmo

O Espírito do SENHOR Soberano está sobre mim, pois o SENHOR me ungiu para levar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para consolar os de coração quebrantado e para proclamar que os cativos serão soltos e os prisioneiros, libertos. Ele me enviou para dizer aos que choram que é chegado o tempo do favor do SENHOR e o dia da ira de Deus contra seus inimigos (Is 61.1-2nvt).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ºDomingo


Jesus nasceu em Belém, na Judeia, durante o reinado de Herodes. Por esse tempo, alguns sábios das terras do Oriente chegaram a Jerusaléme perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". Ao ouvir isso, o rei Herodes ficou perturbado, e com ele todo o povo de Jerusalém.Reuniu os principais sacerdotes e os mestres da lei e lhes perguntou: "Onde nascerá o Cristo?". Eles responderam: "Em Belém da Judeia, pois assim escreveu o profeta: ‘E você, Belém, na terra de Judá, não é a menor entre as principais cidades de Judá,  pois de você virá um governante que será o pastor do meu povo, Israel’". Então Herodes convocou os sábios em segredo e soube por eles o momento em que a estrela tinha aparecido."Vão a Belém e procurem o menino com atenção", disse ele. "Quando o encontrarem, voltem e digam-me, para que eu vá e também o adore." Após a conversa com o rei, os sábios seguiram seu caminho, guiados pela estrela que tinham visto no Oriente. Ela ia adiante deles, até que parou acima do lugar onde o menino estava.10 Quando viram a estrela, ficaram muito alegres.11 Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e se prostraram e o adoraram. Então abriram seus tesouros e o presentearam com ouro, incenso e mirra. 12 Quando chegou a hora de partir, retornaram para sua terra por outro caminho, pois haviam sido avisados em sonho para não voltar a Herodes. 13 Depois que os sábios partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho. "Levante-se", disse o anjo. "Fuja para o Egito com o menino e sua mãe. Fique lá até eu lhe dizer que volte, pois Herodes vai procurar o menino a fim de matá-lo." 14 Naquela mesma noite, José se levantou e partiu com o menino e Maria, sua mãe, para o Egito,15 onde ficaram até a morte de Herodes. Cumpriu-se, assim, o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: "Do Egito chamei meu filho". 16 Quando Herodes se deu conta de que os sábios o haviam enganado, ficou furioso. Enviou soldados para matar todos os meninos de dois anos para baixo em Belém e seus arredores, tomando por base o relato dos sábios acerca da primeira aparição da estrela.17 Com isso, cumpriu-se o que foi dito por meio do profeta Jeremias: 18 "Ouviu-se um clamor em Ramá, choro e grande lamentação. Raquel chora por seus filhos e se recusa a ser consolada, pois eles já não existem". 19 Quando Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito.20 "Levante-se", disse o anjo. "Leve o menino e a mãe de volta para a terra de Israel, pois já morreram os que tentavam matar o menino." 21 Então José se levantou e se preparou para voltar à terra de Israel com o menino e sua mãe.22 Soube, porém, que o novo governador da Judeia era Arquelau, filho de Herodes, e teve medo de ir para lá. Depois de ser avisado em sonho, partiu para a região da Galileia.23 A família foi morar numa cidade chamada Nazaré, cumprindo-se, desse modo, o que os profetas haviam dito, que Jesus seria chamado nazareno (Mt 1. 1-23 nvt).

 

Esse messias que viria, é afirmado por Mateus que é “Jesus”, e ele vai afirmando isso apoiado nos textos do Antigo Testamento: Isso ele começou em Mt 1.23. Agora no cap 2 vemos o relato do nascimento de Jesus.

·         Em Belém da Judéia (existia a Belém de Zebulom/ Jz 19.15) v.5. A resposta dos magos está em Miquéias 5.2 “Mas você, ó Belém Efrata, é apenas uma pequena vila entre todo o povo de Judá.  E, no entanto, um governante de Israel, cujas origens são do passado distante, sairá de você em meu favor”. (Há apenas uma diferença que Mateus coloca “apascentar” e em Miquéias está Reinar), talvez por causa de uma função que Herodes não desempenhava.

·         No v.14 Mateus insere mais um texto aplicando-o a Jesus “Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei meu filho” (Os 11.1 nvt), demonstrando que Ele chegou.

·         No v.18 Mateus torna a aplicar mais um texto para confirmar que Jesus é o Messias “Assim diz o SENHOR: “Ouve-se um clamor em Ramá, angústia profunda e pranto amargo. Raquel chora por seus filhos e se recusa a ser consolada, pois eles já não existem” (Jr 31.15 nvt).

·         No v.23 Mateus torna a aplicar um texto do Antigo Testamento para confirmar que Jesus é o Messias: “Do tronco da linhagem de Jessé brotará um renovo; sim, um novo Ramo que de suas raízes dará frutos” (Is 11.1 nvt). É provável que Mateus tenha pensado nesse texto /Nezér/ Jesus é chamado por Isaías de Nezér/ Talvez fosse um jogo de palavras de Mateus.

 

O encontro com o Rei

Os magos são guiados pela vontade diretiva de Deus (v.2). (magos/ classe de sacerdotes e eruditos babilônicos).

A notícia causa perturbação, medo em seu povo! (v.3).

Mas causa alegria em estranhos (v.10).

Quando os magos entram na casa (v.11) – Eles se prostram e adoram!

“Os pais da igreja comentaram que a visita dos magos representa a astrologia e magia curvando-se perante CRISTO”.

Os presentes indicam o que Jesus tinha (ouro/majestade), era (incenso/divindade) e se tornaria (mirra/sacrifício), v.11.

A maneira como enxergamos Jesus faz toda a diferença! Como vemos Jesus? O que estamos dispostos a oferecer-lhe?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Domingo

A MISSÃO DO MENINO DEUS

“Devemos lembrar que os evangelhos não são meras biografias cronológicas de Jesus, e sim, testemunhos de quem Jesus é” (CBP, p.05).

Ao olharmos para os Evangelhos e especificamente para Mateus, percebemos que ele demonstra que aquele menino na manjedoura veio com uma missão:  “Trazer o Reino de Deus até os homens” “A partir de então, Jesus começou a anunciar sua mensagem: "Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo" (Mt 4.17nvt). Por isso Ele é chamado “Emanuel” = “Deus conosco”

"Vejam! A virgem ficará grávida! Ela dará à luz um filho,. e o chamarão Emanuel,. que significa 'Deus conosco” (Mt 1.23 nvt);

“Por isso, o Senhor mesmo lhes dará um sinal. Vejam! A virgem ficará grávida! Ela dará à luz um filho e o chamará de Emanuel” (Is 7.14 nvt).

Lucas (4. 14-20), com a passagem de Is. 61.12

“O Espírito do Senhor Soberano está sobre mim,  pois o Senhor me ungiu para levar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para consolar os de coração quebrantado e para proclamar que os cativos serão soltos e os prisioneiros, libertos. Ele me enviou para dizer aos que choram que é chegado o tempo do favor do Senhor e o dia da ira de Deus contra seus inimigos (Isaías 61:1,2nvt);

mostra que Deus por meio daquele menino começou a fazer algo na história...

¹ Então Jesus, cheio do poder do Espírito, voltou para a Galileia. Relatos a seu respeito se espalharam rapidamente por toda a região. ¹ Ele ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam.¹ Quando Jesus chegou a Nazaré, cidade de sua infância, foi à sinagoga no sábado, como de costume, e se levantou para ler as Escrituras. ¹ Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías, e ele o abriu e encontrou o lugar onde estava escrito: ¹ "O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para trazer as boas-novas aos pobres. Ele me enviou para anunciar que os cativos serão soltos, os cegos verão, os oprimidos serão libertos,¹ e que é chegado o tempo do favor do Senhor". ² Jesus fechou o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se. Todos na sinagoga o olhavam atentamente (Lc 4:14-20nvt)

 

E não somente na história da humanidade, mas na história pessoal de vidas. Esse novo Rei veio chamar homens ao arrependimento, pois, o “Reino dos Céus está próximo” (Mt 4.17) – É O REINADO DE DEUS SOBRE O CORAÇÃO HUMANO.

Esse Reino apregoado por Jesus possui uma ética: Em Mt 5 Jesus ensina sobre a ética do Novo Reino: Aqui Jesus apresenta quem são os súditos do Reino; o importante aqui é o que “Somos” e não o que “Temos” e “fazemos”!

Essas bem-aventuranças: São atitudes do verdadeiro discípulo, aquele que aceitou as demandas do Reino de Deus. As recompensas estão na esfera da vida espiritual e do relacionamento com Deus, e não na esfera da recompensa material (Carson, p. 1369).

·         Os pobres no espírito (v.3); De Isaías 61.1 “para pregar boas-novas aos pobres [...]

·         Os que choram (v.4);

·         Os mansos, os que têm fome(denota ação ininterrupta, um estilo de vida contínuo) e sede de a Justiça (comportamento, vida, justiça) (v.6); = atrelada ao amor e perdão; - contraste de Mt 18 “o servo perdoado”;

·         Os misericordiosos (v.7) = indica que a pessoa foi perdoada de um mal/benevolência;

·         Os puros no coração (v.8);

·         Os pacificadores (v.9) = Trabalham pela cura e intereza da sociedade – Segurança, saúde e riqueza no contexto do concerto de Deus com seu povo;

·         Os perseguidos por causa de (a) justiça (v.10) = eles creêm que com Deus a causa triunfará a despeito dos sofrimentos;

·         Os insultados e perseguidos (v.11).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4º Domingo

O Menino, a provisão de Deus da poderosa SALVAÇÃO!

Maria respondeu: “Minha alma exalta ao Senhor! Como meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador! Pois ele observou sua humilde serva, e, de agora em diante, todas as gerações me chamarão abençoada. Pois o Poderoso é santo, e fez grandes coisas por mim. Demonstra misericórdia a todos que o temem, geração após geração. Seu braço poderoso fez coisas tremendas! Dispersou os orgulhosos e os arrogantes. Derrubou príncipes de seus tronos e exaltou os humildes. Encheu de coisas boas os famintos e despediu de mãos vazias os ricos. Ajudou seu servo Israel e lembrou-se de ser misericordioso. Pois assim prometeu a nossos antepassados, a Abraão e a seus descendentes para sempre” (Lc 1.46-55nvt).

Devemos lembrar que Lucas faz uma ligação entre a salvação e os eventos históricos:

Foi em Jesus que Deus operou a Salvação para os pecadores.

E maria reconhece isso [...] e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador” (1.47).

No cântico de Zacarias Deus é louvado por “Ele promover poderosa Salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi” (1.69).

Essa salvação será conhecida, mediante o perdão dos pecados de seu povo “para dar ao seu povo o conhecimento da Salvação, mediante o perdão dos seus pecados” (1.77).

Ela (Salvação) nos redirecionaria a Deus “para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz” (1.79).

Essa Salvação manifestada é para todos, gentios e judeus

Simeão tomou a criança nos braços e louvou a Deus, dizendo: “Soberano Deus, agora podes levar em paz o teu servo, como prometeste. Vi a tua salvação, que preparaste para todos os povos. Ele é uma luz de revelação às nações e é a glória do teu povo, Israel! (Lc 2.28-32nvt).

 

Esse Salvação aqui apresentado, se identificou com a humanidade e Lucas tem o propósito de mostrar isso “Ali o menino foi crescendo, saudável e forte. Era cheio de sabedoria, e o favor de Deus estava sobre ele” (Lc 2.40nvt) e . “Jesus crescia em sabedoria, em estatura e no favor de Deus e das pessoas” (Lc 2.52nvt. a perfeita humanidade de Jesus, o homem ideal.

Esse Cristo viria trazer algo novo “nova vida” o “Espírito”

“Todos esperavam que o Cristo viesse em breve, e estavam ansiosos para saber se João era ele. João respondeu às perguntas deles, dizendo: “Eu os batizo com água, mas em breve virá alguém mais poderoso que eu, alguém tão superior que não sou digno de desatar as correias de suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Lc 3. 15-16 nvt).

A vida de Jesus nos mostra como é possível viver a vida a partir dessa iniciativa divina. A vida no NOVO REINO será vivida no porder do Espírito.

É a partir de Lc 4.14 (“Então Jesus, cheio do poder do Espírito, voltou para a Galileia. Relatos a seu respeito se espalharam rapidamente por toda a região”) que lucas começa a narrar o ministério de Jesus e ele demonstra a ação do Espírito na vida e ministério de Jesus.

Esse mesmo PODER é oferecido ao crente pelo Espírito “Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em toda parte: em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra” (At 1.8nvt). Encontramos a mesma palavra gr=dunamis = poder em Lc 4.14 e 5.17  “Certo dia, enquanto Jesus ensinava, alguns fariseus e mestres da lei estavam sentados por perto. Eles vinham de todos os povoados da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E o poder do Senhor para curar estava sobre Jesus” (Lc 5.15 nvt).

 

 

Que Deus nos abençoe, feliz natal e próspero Ano Novo!

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências:

 

BRUCE, F.F Comentário Bíblico Bruce Antigo e Novo Testamento. 2°ed. São Paulo: Editora Vida, 2012.

CARSON, D.A Comentário Bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2009.

HARRISON, E.F Comentário Bíblico Moody. 2°ed – São Paulo: Batista Regular do Brasil, 2017.

WIERSB, VOL 5. Comentário Bíblico

Bíblias ACF,NVI,NVT

HARRISON F. Everett. Comentário Bíblico MOODY:Volume 2 – 2ed – São Paulo: Batista Regular do Brasil, 2017.

Comentário Mathew Henry, p. 1056

Comentário Beacon, p, 146

Peterson, Jordan. Além do Caos.

 

PLANTANDO SEMENTES : Banco Inter: Fábio dos Santos Barbosa                                                                                                      Chave pix:    ou CNPJ 53.937.472/0001-31

 

 

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