EM MEIO ÁS DORES VIVENDO AS BENÇÂO DE DEUS

 


Tema: EM MEIO ÀS DORES VIVENDO AS BENÇÂOS DE DEUS

Havia um homem chamado Jabez, mais respeitado que qualquer um de seus irmãos. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez,[d] porque disse: “Eu o dei à luz com muita dor”. 10 Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, como seria bom se me abençoasses e expandisses meu território! Sê comigo em tudo que eu fizer e guarda-me de todo mal e aflição!”. E Deus atendeu a seu pedido (I Crônicas 4:9,10 NVT).

Estamos reunidos nestes dias, para CELEBRAR as histórias de vidas que foram entrelaçadas e marcadas por momentos, fases e acontecimentos em um mesmo lugar. São 61 anos vivendo entre dores e prazeres, entre angustias e alegrias, entre “derrotas” e vitórias, entre sonhos frustrados e sonhos concretizados, entre DORES E BENÇÃOS. A vida com Deus deve ser vivida com pessoas, são elas que nos impulsionam a continuar, são elas que investem em nós; é com elas que compartilhamos nossos MOMENTOS. A bíblia nos convoca a estarmos juntos “Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras. E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo” (Hebreus 10:24-25 NVT).

A história de Jabez é enigmática, não sabemos nada além do que foi registrado aqui. No hebr JABEZ E DORES estão associados e o nome é traduzido “ELE CAUSA TRISTEZA”. Em virtude do seu nome, ele estava sujeito a sofrer consequências desagradáveis e, segundo a crença popular, o estado de coisas só poderia ser alterado por meio da mudança de nome. As pessoas iriam pensar NELE como alguém sem sorte.

Mas em meio à JORNADA DA VIDA Deus prepara-nos um lugar para vivermos nossas experiências com ele e com outros. É isso que CELEBRAMOS hoje, é isso que AGRADECEMOS! Essa história pode nos dar algumas direções daquilo que temos vivido até aqui:

1.    Que é em meio aos entrelaçamentos da vida que Deus vai  tratando-nos:  “Estes também foram os descendentes de Judá” (I Cr 4:1) (o 4° filho de Jacó e Lia). Não existe todo um cenário montado para que algo acontecesse, a vida segue normal, as pessoas estão NASCENDO, VIVENDO. É em meio a esta vida que a gente vai enfrentado as nossas batalhas.

13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar (I Co 10.13).

13 Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem;. 14 pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó (Salmo 103: 13,14).

Como Jabez, nós temos as nossas histórias, as nossas marcas, as nossas dores. Mas elas vão sendo suportadas pela MÃO DE DEUS, por sua MISERICÓRDIA e com o FARDO compartilhado com nossos irmãosConfessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16,17 ARC). É assim que Deus vai agindo em nós, por nós e através de nós!

2.    Que juntos aprendemos que as circunstâncias difíceis não precisam determinar a nossa VIDA !

“Sua mãe lhe deu o nome de Jabez,[d] porque disse: “Eu o dei à luz com muita dor” (I Cr 4.9 NVT). Muitas vezes somos marcados pelas circunstâncias da vida de outras pessoas. Alguém já disse que: “Viver é correr riscos”! Sofremos as nossas angústias, sofremos as angústias de nossos irmãos. LUTAMOS juntos, VENCEMOS a descrença, o descrédito, SUPERAMOS situações, PORQUE CONTINUAMOS A ACREDITAR QUE DEUS está trabalhando em NÓS. Por isso aqui estamos___ nestes 61 anos___fazendo o que autor aos Hebreus nos aconselhou “Cheguemospois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (4.16 ARC).

É juntos que recebemos palavras como: “você vai conseguir”!, “você vai chegar lá”!, “eu estou orando por você”!, “Deus tem um mistério na sua vida”!, “as coisas vão melhorar eu estou orando por você”!

“Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus” (At 12.5 ARC). É assim que somos, é assim que devemos continuar a viver!

 

3.    Que é juntos na caminhada que vamos ENTERRANDO as nossas PÉROLAS DE ORAÇÃO: 10 Jabez orou ao Deus de Israel: [...]!”. E Deus atendeu a seu pedido (I Cr 4.10 NVT).

Alguém chegou a dizer que “esta ORAÇÃO é uma verdadeira PÉROLA enterrada em uma longa série de genealogias” (Bruce, p. 434). Vemos Deus agindo por meio da ORAÇÃO! Ele OROU ___e Deus lhe___ ATENDEU.   

É juntos que na prática vamos vendo Deus agir na vida das pessoas, transformação, libertação, cura, renovação, batismo no Espírito Santo... Quando oramos, oramos porque sabemos que Deus faz! Ele fez na vida do irmão___, da irmã____, da família___. Quando Jabez ora, ele ora ao Deus de ISRAEL. Quando você ORA , você se direciona ao Deus que se revelou na ESCRITURA, mas lembrando do Deus que concretizou sua PROMESSA na vida das pessoas Deus não é homem, para que mintanem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?” (Nm 23.19).

Quando você ORA, você vai enterrando PÉROLAS que serão instrumentos para vida de pessoas e gerações: se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (2 Cr 7.14).

O que foi ORADO aqui nestes 61 anos, muitas coisas se cumpriram, outras estão se cumprindo e outras se cumprirão! Existem PÉROLAS escondidas nestes bancos, são lágrimas derramadas, são clamores, são súplicas, são pedidos!

14 Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, 16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17 para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, 18 poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

 

 

 

Que Deus em Cristo vos abençoe!!!

11/Maio/2024

Comentários

Postagens mais visitadas