O que estamos fazendo?

 







17 Nas instruções a seguir, porém, não posso elogiá-los, pois, quando vocês se reúnem, fazem mais mal que bem. 18 Primeiro, ouço que há divisões quando vocês se reúnem como igreja e, até certo ponto, eu o creio. 19 Suponho que seja necessário haver divisões entre vocês para que se reconheçam os que são aprovados! 20 Quando vocês se reúnem, não estão interessados de fato na ceia do Senhor. 21 Alguns de vocês se apressam em comer a própria refeição; como resultado, alguns passam fome, enquanto outros ficam embriagados. 22 Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou querem mesmo envergonhar a igreja de Deus e humilhar os pobres? Que devo dizer? Querem que eu os elogie? Certamente não os elogiarei por isso! (I Co 11.17-22).

A Santa Ceia deve ser uma das CELEBRAÇÕES mais comoventes da Igreja: Jesus mandou Pedro e João na frente e disse: “Vão e preparem a refeição da Páscoa, para que a comamos juntos” (Lc 22.8).

A Santa Ceia é COMUNHÃO, é compartilharmos a mesma ESPERANÇA de RETORNO “até que Ele venha” (ICo 11.26).

A Santa Ceia é o esforço diligente na PRESERVAÇÃO da UNIDADE no Espírito por aquilo que nos UNE – o AMOR de Deus, o vínculo da paz Façam todo o possível para se manterem unidos no Espírito, ligados pelo vínculo da paz” (Ef 4.3).

A essência da SANTA CEIA é  comunhão: Pois há um só corpo e um só Espírito, assim como vocês foram chamados para uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de tudo, o qual está sobre todos, em todos, e vive por meio de todos (Ef 4. 4-6).

Uma das questões que Paulo vem resolver nesse texto (ICo 11.17-22) é justamente que a comunidade de Corinto estava se alimentando de divisões, contendas e carnalidade. Quando eles faziam isso, penso eu, eles achavam estar atacando um ao outro, no entanto, Paulo mostra-lhes a visão bíblica do que acontecia: 22 Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou querem mesmo envergonhar a igreja de Deus e humilhar os pobres? Que devo dizer? Querem que eu os elogie? Certamente não os elogiarei por isso! (I Co 11.22).

Eles estavam menosprezando a IGREJA de DEUS! “menosprezavam a igreja de Deus quando deixavam de viver sua unidade, seus valores, normas, propósitos e sua relação com Cristo como cabeça”.

Que possamos repensar nossas atitudes nesses meses que passaremos juntos diante da mesa do Senhor.

29 pois, se comem do pão ou bebem do cálice sem honrar o corpo de Cristo,[b] comem e bebem julgamento contra si mesmos (! Co 11.29).

INDIGNAMENTE: Se refere à maneira e ao Espírito de quem participa. Estes sem qualquer intenção e desejo de abandonar sua vida de pecado.

 

Que Deus nos ajude!

Comentários

Postagens mais visitadas