CORAGEM PARA SUPERAR AS CRISES DA VIDA

 



RUTE 2.7

“Hoje de manhã ela me pediu permissão para colher espigas após os ceifeiros. Desde que chegou, não parou de trabalhar um instante sequer, a não ser por alguns minutos de descanso e abrigo”

A vida carrega consigo “alegrias e tristezas; dores e alívios; fracassos e superações” alguém já cantou aí que “é preciso saber viver” e como é! O nosso Senhor Jesus Cristo disse: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16:33). Todos nós carregamos uma história!

O cenário do livro de Rute se passa em um momento difícil da história do povo hebreu. “Nos dias em que os juízes governavam [...] (Rt 1.1) era um tempo de inseguranças, instabilidades e dores. Eram dores da partida, dores de perspectivas frustradas, de projetos abandonados. Assim são as crises da vida, muitas das vezes elas transformam as nossas vidas em um caos, como Jordan Peterson disse: “o caos é aonde estamos quando não sabemos onde estamos” (p.31), é bem assim que vivemos em algumas fases da vida, mas o que fazer diante dessas situações ou fases da vida? É preciso CORAGEM!

Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força!

Versão NVI (Nova Versão Internacional) Provérbios 24.10.

Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena.

Versão AA (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena.

Versão ARC (Almeida Revista e Corrigida)

Quem é fraco numa crise é realmente fraco.

Versão NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Se te mostras vagaroso para ajudar teu próximo, pouca força terás no dia da angústia.

Versão KJ1999 (King James 1999)

 

Coragem (do latim coraticum, do francês cor-age) é a capacidade (muitas vezes tida como virtude) de agir apesar do medo, do temor e da intimidação     
(https://pt.wikipedia.org/ consulta em 30/04/2022).                             

       

É OLHAR PARA FRENTE QUANDO AO SEU REDOR TEM RASTROS DE MORTE!

“Elimeleque morreu, e Noemi ficou com os dois filhos... Malom e Quiliom também morreram. Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e sem o marido” (Rt 1.3,5).                       

Em tempos de crise não existem decisões fáceis, mas é preciso decidir! É preciso praticar uma ação! É preciso enxergar oportunidades, mesmo que pareçam pequenas aos nossos olhos. Noemi ouviu, diz o texto de Rt 1.6 ACF. Essa não é a única vez que alguém em crise na bíblia ouviu algo, ELIAS ouviu o anjo lhe dizer “Levante-se e coma um pouco mais, do contrário não aguentará a viagem que tem pela frente” (1 Rs 19.7). GIDEÃO também

Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, varão valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos deu na mão dos midianitas. Então, o SENHOR olhou para ele e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás os midianitas como se fossem um só homem (ARC Juízes 6.12-16).

 

Pare de se curvar e ficar arrastando, levante os olhos, existem oportunidades de Deus esperando você! Não deixe que os seus olhos se percam em realidades que não são de Deus para sua vida e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir (Atos 1.11 - ARA: Almeida Revista e Atualizada). Existe algo de Deus além da realidade e apesar da realidade que você está vivenciando.

 

 

 

 

 

 

 

É SE ESFORÇAR POR MANTER A ESPERANÇA DE QUE AINDA EXISTEM OPORTUNIDADES

 

“Noemi soube em Moabe que o Senhor havia abençoado seu povo, dando-lhe boas colheitas. Então Noemi e suas noras se prepararam para deixar Moabe” (Rt 1.6).

 

É muito difícil ouvir Deus em meio às tormentas da nossa vida, as circunstâncias desfavoráveis que vivemos parecem abafar a voz de Deus em nossos corações.

 

A palavra esperança vem do latim: sperare. Sentimento que leva o homem a olhar para o futuro, considerando-o portador de condições melhores que as oferecidas pelo presente, de tal sorte que a luta pela vida e os sofrimentos são enfrentados como contingências passageiras na marcha para um fim mais alto e de maior valor. Do ponto de vista teológico, a Esperança é uma virtude sobrenatural, que leva o homem a desejar Deus como bem supremo.

 

Genericamente, a esperança é toda tendência para um bem futuro e possível, mas incerto. Psicologicamente, tensão própria de quem se sente privado de um bem ardentemente desejado (imperfeições), mas que julga poder alcançar por si mesmo ou por outrem. A esperança diz respeito aos bens árduos e difíceis por que não dependem apenas da vontade de quem os espera, mas também de circunstâncias ou vontades alheias, e que, por isso, a tornam, de algum modo, incerta e falível. Justaposta às esperanças do dia a-dia, há a grande esperança, ou seja, um vínculo permanente entre a espécie e o seu criador (https://www.a12.com/redacaoa12/espiritualidade/o-significado-da-esperanca).

Podemos e devemos como cristãos cultivar essa expectativa de que em algum momento Deus vai intervir em nossa situação. Ele criará meios de subsistência e sobrevivência nesse momento em que estamos vivendo. Deus fez isso com seu povo “E cessou o maná no dia seguinte, depois que comeram do fruto da terra, e os filhos de Israel não tiveram mais maná; porém, no mesmo ano comeram dos frutos da terra de Canaã” (Josué 5.12). Aqui na história de Noemi e Ana percebemos o mesmo trabalhar de Deus, é em meio às nossas sobrevivências na vida que Deus vai criando oportunidades “Elas chegaram a Belém quando começava a colheita da cevada” (Rt 1.22), mas é preciso cultivar a ESPERANÇA pois é ela que irá nos impulsionar a sair do contexto de angustias em que estamos e tentar coisas novas [...] Então Noemi e suas noras se prepararam para deixar Moabe. Ela partiu com suas noras do lugar onde havia morado e seguiram para a terra de Judá” (Rt 1.6-7). Mesmo que seja por mais de uma vez, pois aqui vemos que a crise não atingiu Noemi e sua família  pela primeira vez “Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar [...] (Rt 1.22). É preciso conservar a esperança, só conseguimos sair da condição que estamos quando mantemos a perspectiva correta da vida [...] vazia o Senhor me fez tornar” (Rt 1.21). Lembre-se de Jó, em meio às aflições da vida ele disse: Jó 19:25-27 ARC

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e, por isso, o meu coração se consome dentro de mim.

Devemos crer que em meio às angustias da vida Deus em sua soberania, bondade e misericórdia está preparando um tempo melhor para nós “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos” (Gênesis 50.20).

Creia, não desista, agarre-se nas promessas de Deus, se for preciso voltar mais uma vez volte “Assim Noemi voltou[...] (Rt 1.22)

 Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti (Isaías 43:1,2).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É DEIXAR UMA HISTÓRIA PARA TRÁS ACREDITANDO QUE DEUS ESTÁ ESCREVENDO UMA NOVA

 

[...] Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e sem o marido” (Rt.15).

[...] mas Rute se apegou firmemente a Noemi” (Rt 1.14)

“Então as duas seguiram viagem[...] (Rt 1.19)

 

Existem momentos em nossa vida em que é preciso nos desvencilhar da história de DOR. São histórias de fracassos, de frustrações, de tentativas decepcionantes. É seguir em frente apesar dos pesares...

As histórias de personagens bíblicos nos ensinam que Deus não nos poupa de sofrimentos na vida

 

“Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (Jo 16.33).

“Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas” (SL 34.19).

“Ainda que eu ande pelo vale de sombra e morte” (Sl 23.4).

“Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos” (Sl 18.6).

 

e que é em meio aos caos dela que ele vai trabalhando.

 

Deus não nos conta os acontecimentos dos próximos capítulos, no entanto, devemos viver crendo que “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Rm 8.28).

Se você já não consegue olhar para o caos que a sua vida se tornou, olhe para cima

 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,
tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem (
Hebreus 12:1-3).

Creia que Deus está trabalhando, continue a viver, jogue água no rosto e siga em frente... Rute não se deu por vencida “Certo dia, Rute, a moabita, disse a Noemi: “Deixe-me ir ao campo ver se alguém, em sua bondade, me permite recolher as espigas de cereal que sobrarem” (Rt 2.1). Ela foi encarar a vida com aquilo que a vida lhe deu “Rute saiu para colher espigas após os ceifeiros. Aconteceu de ela ir trabalhar num campo que pertencia a Boaz, parente de seu sogro, Elimeleque” (Rt 2.3). O crente não vive de coincidências e sim da providência de Deus. Aquilo que parece ser só um meio de sobrevivência pode ser o começo de uma nova história que Deus está escrevendo “Assim Rute trabalhou com as servas nos campos de Boaz e recolheu espigas com elas até o final das colheitas da cevada e do trigo. Nesse tempo, ficou morando com sua sogra” (Rt 2.23).

Fique atento para a estratégia que Deus está Ti dando, chegará o momento em que você terá que vencer o medo e as inseguranças que a vida colocou em você e enxergar coisas GRANDES de Deus “Certo dia, Noemi disse a Rute: “Minha filha, é hora de eu encontrar para você um lar seguro e feliz. Esse BOAZ [...] (Rt 3.1.2a). Filipenses 3:13-14 ARA Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Toda essa história estava sendo escrita pelo Senhor “Boaz levou Rute para a casa dele, e ela se tornou sua esposa. Quando Boaz teve relações com ela, o SENHOR PERMITIU que ela engravidasse, e ela deu à luz um filho” (Rt 4.13).

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas