Vivendo como Peregrinos

grino= Subst Masc. Viajante / Adjetivo=que é estrangeiro)

“Ora, o fim de todas as coisas está próxima; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem de vossas orações” (I Pe 4.7 ARA)

“O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam sensatos e disciplinados em suas orações” (I Pe 4.7 NVT)

 

“ora” conjunção coordenativas alternativa= ligam dois termos ou orações de sentido distinto, indicando que, ao cumprir-se um fato, o outro não se cumpre.           /            “portanto” conjunção coordenativa conclusiva: expirme conclusão, consequência.

 

“Criteriosos” = sensível, sério “swfronhsate” (Rm 12.3; Tt 2.6)

“Sede sóbrios”= 1aor (é um tempo indefinido. Refere-se à ação ou evento sem se referir diretamente à sua duração. Sem referir a maneira de sua ocorrência ou duração) imperativo at de nhyate: equilibrado, auto-controlado (IPe 1.13; 5.8;Its 5.6-8; II Tm 4.5).

 

I Pedro 1.1 “Eu Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, escrevo esta carta aos escolhidos que vivem como estrangeiros nas províncias de Ponto, Galácia, capadócia, Ásia e Bitínia” (NVT)

 

O autor considera o céu como a morada do povo de Deus, de modo que enquanto estão na terra, não passam de peregrinos. Não está preocupado se são gentios ou judeus, a ênfase não está sobre aquilo que originalmente eram, mas sobre aquilo que eles passaram a ser. Essa epístola, provavelmente, foi enviada de Roma aos crentes da Ásia Menor, algum tempo entre 62 e 69 d.C.

 

1.   Deviam viver esta vida sem perder de vista a volta iminente de Cristo e o fim de todas as cousas. https://go.hotmart.com/E17461805O?dp=1


-Por vivermos uma época de grandes avanços e conquistas em várias áreas do conhecimento humano, temos vivido como se Jesus não fosse voltar.

-Isto tem produzido em nós uma apatia (falta de motivação, de vigor físico e entusiasmo)  “E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemos-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo” (Hb 10.25 NVT).

-A falta de perseverança e firmeza é uma característica de nosso tempo. Ela só se manifesta porque perdemos de vista a volta de CRISTO “Sejam também pacientes. Fortaleçam-se em seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5.8 NVT).

-Pedro diz que é preciso “esperar inteiramente (ARA)” gr. Teleios- até o fim; perfeitamente), não esmorecendo (I Pe 1.13).

 

2.   DEVIAM SER CRITERIOSOS (SER RAZOÁVEL, SENSÍVEL, SÉRIO)



Estavam vivendo em meio a uma sociedade devassa (libertinagem; vida desenfreada) e eram difamados.

Por isso a insistência em manter exemplar o procedimento (2.12) porque nisto Deus seria glorificado.

Somos desafiados a viver de maneira tal que o mundo seja incomodado com o nosso procedimento em Cristo (3.16). Isto significa “não se permitir ser intoxicados pelos valores contrários às Escrituras dessa sociedade”. “sejam criteriosos e estejam alertas” (4.7 NVI). 

Como PEREGRINOS e FORASTEIROS deveriam “evitar” “guardar-se” das paixões carnais.

Paulo usa o termo “sarkikoi” para cristãos ainda crianças (I Co 3.1-4) centralizados em si, ao invés da centralidade de suas vidas ser de CRISTO.

 

3.   TUDO ISSO DEVERIA SER FEITO DEDICANDO-SE A ORAÇÃO.

“dediquem-se à oração” (4.7 NVI).



Somos uma geração que ora muito pouco! Por isso não temos conseguido alcançar a proposta do Reino de Deus para nossa geração.

Se falta oração, falta intimidade com Deus.

Para Jesus ORAÇÃO era muito mais que algo funcional. Era expressão de profunda intimidade com o Pai. Em Lc 6.12 Jesus iria tomar uma grande decisão, e não ousou toma-la antes de passar a noite com o Pai.

No momento de agonia Jesus orou mais intensamente (Lc 22.44).

Em Pedro o sono substitui a oração e resulta em negação da FÉ (Lc 22.57).

Jesus disse: “Orai, para que não entreis em tentação” (Lc 22.40/ cair ou ceder).

Tentação= “peirasmois” mesma palavra no grego. O sentido duplo vem da expressão externa (provações) e do desejo interno (tentação).

A oração é o alimento da nossa relação com Deus...

A Oração é o reconhecimento de nossa dependência...

A oração é o fôlego da alma

Oramos porque não há outra maneira de viver a nossa fé.

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